Carência no plano de saúde empresarial: o que a sua empresa precisa saber?
Quando o assunto é saúde e bem-estar dos colaboradores, muitas empresas ficam na dúvida de qual plano oferecer e como funciona, na prática, o período em que o beneficiário poderá ou não utilizar dos serviços contratados, como, por exemplo, consultas, exames e agendamentos, entre outros.
Por isso, antes de contratar um plano de saúde empresarial, é preciso se atentar em vários aspectos, sendo a carência uma delas. Pensando nisso, confira a seguir quais tópicos iremos abordar sobre o tema:
- O que significa carência no plano de saúde empresarial?
- Como a carência funciona para as empresas?
- Por que a carência é aplicada nos planos de saúde?
- Como a Brisk Seguros pode ajudar com o plano de saúde?
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O que significa carência no plano de saúde empresarial?
Ao contratar um plano de saúde empresarial, em algumas situações, pode ser que o colaborador precise esperar um tempo antes de começar a usufruir dos benefícios e determinados procedimentos oferecidos por esta cobertura — isso é o que chamamos de tempo de espera, conhecido também como período de carência.
No entanto, por se tratar de um processo legal, muitas empresas não conhecem ou não se atentam na hora da contratação do plano de saúde. Essas regras são todas estabelecidas por meio da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Em contratos antigos, antes de janeiro de 1999, todas as normas antigas ainda são válidas.
Além disso, para os contratos a partir de 2 de janeiro de 1999 — regulamentados pela Lei dos Planos de Saúde (Lei n.º 9.656/98) —, a empresa precisa se atentar às seguintes normas referentes aos prazos determinados pela legislação para que a carência ocorra:
- Em casos de emergência e urgência, o prazo é de 24 horas.
- Em casos de gravidez, o prazo é de 300 dias para partos — exceto nascimento prematuro.
- Diante de doenças e lesões preexistentes, o prazo é de 24 meses.
- Acerca de outras circunstâncias, o prazo é de até 180 dias.
Como a carência funciona para as empresas?
Depende! Todos os planos de saúde possuem carência. No entanto, é preciso se atentar às correções que possam ocorrer ao longo do plano.
Por isso, para ajudar você a entender melhor como funciona na prática a carência no plano de saúde empresarial, vamos dividir essas regras em quatro partes:
- Para pequenas e médias empresas (de 29 vidas ou menos).
- Para médias e grandes empresas (de 30 vidas ou mais).
- Carência por emergências e urgências.
- Upgrade nos planos de saúde.
1. Pequenas e médias empresas — 29 vidas ou menos
A adesão de 100% ou não das pessoas pode impactar no preço das pequenas e médias empresas (a maioria das operadoras oferecem desconto para organizações que incluem 100% dos funcionários – plano compulsório).
E aí surge a dúvida: a carência reduz com o número de vidas? Em algumas operadoras sim. Mas o principal meio para redução/isenção de carência é a declaração de saúde. A partir desta documentação, a operadora tomará uma decisão com relação às carências (que pode ser diferente entre os beneficiários).
Uma forma de isenção total de carências é através da portabilidade. Para entender melhor, clique aqui para conversar com um de nossos especialistas.
2. Médias e grandes empresas — 30 vidas ou mais
Neste modelo de contratação, empresas com 30 vidas ou mais podem optar pelo plano de saúde empresarial sem que haja a obrigatoriedade.
Além disso, as novas admissões devem ser incluídas dentro do prazo pré-negociado (podendo variar de 30 a 90 dias da data da contratação) para não ter carências. Inclusões que não respeitarem esses prazos deverão cumprir carências. O mesmo vale para os dependentes.
3. Carência por emergências e urgências
Para as empresas que contrataram os novos planos de saúde a partir do dia 2 de janeiro de 1999, a Agência Nacional de Saúde Suplementar afirma que o tempo máximo para atendimentos de urgência e emergência é de 24 horas. Passou desse tempo? O período de carência chega ao fim e a operadora que presta o serviço tem a obrigação de proceder o atendimento.
4. Upgrade nos planos de saúde
Conforme a lei, caso o beneficiário opte por um upgrade no plano de saúde, pode ser que exista ou não novas carências, por isso é válido conversar com a operadora para entender em quais situações o beneficiário deverá ou não cumprir.
Por que a carência é aplicada nos planos de saúde?
A carência do plano de saúde empresarial existe para impedir que o colaborador faça a contratação dos serviços apenas no período de necessidade ou emergência. Além disso, tem como objetivo equilibrar e intermediar o valor do convênio em contratos com poucas pessoas.
Não só isso! A carência existe para que a empresa consiga oferecer melhores condições de serviços voltados para a saúde e bem-estar de todos os colaboradores.
Vamos supor que de última hora o seu colaborador ficou doente e precisou contratar de imediato um plano no valor de R$450 por mês. Após três meses, passou por atendimento, realizou todos os tratamentos e resolveu cancelar o serviço.
Tendo isso em mente, seria impossível oferecer planos de saúde. Logo, a carência é a única proteção de que os valores serão recebidos corretamente em todos os meses para financiar e oferecer os serviços de saúde.
Como a Brisk Seguros pode ajudar com o plano de saúde?
Nós, da Brisk Seguros, ajudamos a sua empresa a encontrar o melhor serviço de Seguro Saúde Empresarial. Portanto, nos preocupamos e ficamos atento aos principais itens antes da contratação:
- Época da contratação.
- Segmento de cobertura assistencial.
- Tipo de acesso à rede de serviços.
- Cláusulas de carência, inclusive para urgência e emergência.
Por meio dos nossos especialistas, fazemos uma análise com base nas principais necessidades e pontos a serem levados em consideração, qual modalidade de plano se encaixa melhor com a sua empresa e colaboradores, entre muitas outras questões que, para alguns gestores, podem parecer burocráticos.
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