Para economizar nos planos de saúde, a empresa pode adotar algumas medidas importantes. Elas são:
- Verificar as modalidades dos planos de saúde de acordo com as necessidades dos colaboradores.
- Checar a cobertura assistencial dos planos fornecidos.
- Ter atenção à localização e à abrangência geográfica dessa cobertura.
- Investir em ações que ensinam um bom uso do plano para os colaboradores.
- Saber mais sobre o Health Analytics da Brisk.
Saiba mais sobre essas etapas a seguir.
Como escolher e economizar nos planos de saúde dos colaboradores?
A economia consciente e a gestão adequada dos gastos são necessárias para todo e qualquer projeto e, com os benefícios fornecidos pelo mundo corporativo, não seria diferente. Um dos investimentos mais necessários e aplicados aos colaboradores nas organizações é o plano de saúde, que normalmente necessita de um alto investimento monetário. Diante disso, a gestão adequada desse benefício torna-se desafiadora.
Realizar um investimento estratégico nesse benefício é a peça-chave para uma administração adequada. Para isso, alguns pontos devem ser levados em consideração na hora da escolha do plano ideal para os colaboradores, tais como:
- Observar o perfil demográfico do quadro de colaboradores;
- Pesquisar sobre as opções disponíveis no mercado e a reputação de cada uma;
- Avaliar os valores de cobertura;
- Esclarecimento de todas as dúvidas antes da contratação;
- Conscientização dos colaboradores sobre a utilização adequada.
Leia também: Como reduzir custos do plano de saúde empresarial em 2021
Qual a importância do bom uso dos planos de saúde pelos colaboradores?
Dentre as inúmeras possibilidades de economia, destaca-se a conscientização da utilização correta do benefício pelos colaboradores, pois com a orientação adequada é possível evitar a elevação de sinistralidade, e assim evitar o aumento da quantia paga pelo plano no próximo ano.
Um dos motivos pelo encarecimento dos planos é o mau uso na utilização de pronto-socorro, pois, em muitos casos, é feito sem necessidade aparente. Por este motivo, é necessário deixar totalmente explícitas as desvantagens causadas pelo mau uso do benefício, deixando claro que o aumento impactará a todos, e não somente quem usa o plano exageradamente.
5 formas de economizar nos planos de saúde oferecidos para seus colaboradores
Para economizar nos planos de saúde dos colaboradores, além de garantir o bem-estar deles, você também precisa ficar atento a algumas ações importantes. Vamos explicá-las abaixo.
Leia também: Quais erros evitar pelo sistema de gestão de plano de saúde?
1. Verificar as modalidades dos planos de saúde de acordo com as necessidades dos colaboradores.
Além do campo assistencial, existem dois tipos de contrato de planos de saúde: o individual e o empresarial.
Os planos de saúde empresariais são contratados mediante à empresa, que repassa o benefício para o colaborador. Nesse caso, também são incluídos os planos de saúde para MEI, que é contratado através de um CNPJ.
A modalidade tem uma influência direta no preço do plano. Por isso, a Brisk Seguros está disposta a te ajudar a escolher o melhor plano de saúde empresarial.
2. Checar a cobertura assistencial dos planos fornecidos.
Esse é um ponto que influencia diretamente na escolha dos planos de saúde empresariais. Isso porque os tipos de plano que possuem cobertura hospitalar e obstetrícia, por exemplo, impactam mais o custo.
Quanto a estas informações, o ideal é sempre avaliar o quadro funcional dos planos e o perfil de uso deles. Além disso, é comum que o plano ambulatorial já ofereça toda a cobertura necessária.
3. Ter atenção à localização e à abrangência geográfica da cobertura.
Aqui, o objetivo é que o plano de saúde ofereça uma rede credenciada que esteja perto do beneficiário, para garantir assistência médica a qualquer momento que ele precisar.
Se, por exemplo, os colaboradores da sua companhia costumam viajar muito, o recomendado é não contratar o plano que oferece apenas serviços regionais.
O contrário também é possível: se a sua empresa atua apenas em uma região e os funcionários não se deslocam para outros estados com frequência, um plano de cobertura nacional não é uma boa escolha e pode acarretar mais custos.
4. Investir em ações que ensinam um bom uso do plano para os colaboradores.
Para o colaborador, é fundamental saber o quanto ele usa o seu plano de saúde, se ele possui alguma condição médica que exige acompanhamento e outras informações como essas, para que ele possa fazer um uso consciente deste serviço.
5. Conhecer o Heath Analytics da Brisk Seguros
Para auxiliar na identificação de dados como os mencionados, há ferramentas específicas como o Health Analytics, que é um conjunto de metodologias utilizadas para analisar grandes volumes de dados (Big Data) relacionados ao setor de saúde, contribuindo no cuidado clínico e na gestão dos recursos de saúde.
Para os gestores de saúde, a contribuição que essas ferramentas proporcionam é intensa e necessária e a redução de desperdícios é prevista e evitada, o que auxilia na qualidade e na produtividade do cuidado com a saúde dos beneficiários, além de ajudar os líderes a economizar nos planos de saúde oferecidos.
Saiba mais sobre essa solução, entre em contato conosco.