Para entender o seguro prestamista, imagine o seguinte cenário: você decide fazer um empréstimo ou financiamento e, durante a quitação do saldo devedor, ocorre um imprevisto e você é impossibilitado de dar continuidade no pagamento.
É justamente nessa situação que este seguro entra em ação: ele tem como objetivo garantir a quitação de uma dívida do segurado, em razão de morte, invalidez ou desemprego involuntário. O primeiro beneficiário deste tipo de seguro, até o limite da dívida, sempre será a empresa credora.
As principais coberturas do seguro prestamista são:
- Morte.
- Invalidez.
- Desemprego ou perda de renda.
- Incapacidade temporária.
Saiba mais sobre este seguro a seguir.
O que é o seguro prestamista?
A palavra “prestamista” é ligada ao pagamento de uma prestação, assim como ocorre em outras ações como os financiamentos e os empréstimos. Dessa forma, o seguro prestamista é uma modalidade que quita dívidas caso ocorra alguma situação de inadimplência, se fizer parte de suas coberturas.
Portanto, ele é uma segurança para quem vai fazer um financiamento ou empréstimo, por exemplo, já que, caso ocorra algum imprevisto, a dívida será assumida e então, paga.
Leia também: Seguro prestamista: tudo o que você precisa saber
Como esta modalidade de seguro pode ajudar o colaborador?
Uma das situações comuns que envolvem o seguro prestamista é a seguinte: durante financiamentos, pode acontecer do responsável por ele ficar desempregado. Neste caso, a demissão não será um problema, já que a seguradora garante que o pagamento total ou parcial das dívidas seja quitado.
Além disso, pode ocorrer um desemprego involuntário, ou seja, uma demissão sem justa causa para pessoas que trabalham regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Nesse caso, o seguro prestamista também pode auxiliá-lo.
Como essa modalidade de seguros pode ajudar a sua empresa?
O seguro prestamista é ideal para as empresas, pois funciona como uma garantia tanto para a companhia quanto para o consumidor final no momento em que ocorre a contratação dos créditos ou financiamentos. Ele assegura que as dívidas serão pagas, mesmo que ocorram diversos tipos de imprevistos, já mencionados anteriormente.
Leia também: Você sabe para que serve e quando contratar o seguro prestamista?
Para que serve o seguro prestamista?
O seguro prestamista serve, principalmente, para garantir que prestações e saldos de empréstimos e financiamentos sejam quitados se ocorrer um dos eventos previstos na apólice de seguros como, por exemplo, acidentes pessoais.
O beneficiário do seguro prestamista, caso fique sem pagar as parcelas devido a algum imprevisto, receberá garantia de pagamento total ou parcial da dívida em caso de:
- parcelas em cartão de crédito;
- empréstimos consignados ou pessoais;
- compras de bens parceladas;
- entre outros casos.
Como funciona o valor do seguro prestamista?
O valor do seguro prestamista varia segundo algumas condições, sendo algumas delas:
- a quantia do bem adquirido;
- o prazo de pagamento;
- a idade do segurado;
- entre outras.
Quais são as coberturas do seguro prestamista?
Além de serem utilizados como proteção para consórcios e financiamento, também mantêm parte do patrimônio protegido contra eventualidades, e é fundamental para garantir estabilidade financeira. Para quem não tem patrimônio, esse seguro é comparado a uma proteção social, pois o seu objetivo é evitar a perda de algum bem adquirido.
É bom lembrar também que, caso o segurado venha a falecer ou ficar inválido e tiver contratado um seguro com garantia de pagamento superior à dívida contraída, a mesma será quitada com a instituição financeira ou empresa que concedeu o crédito ou o empréstimo.
A diferença entre o valor pago da dívida e o da indenização contratada será paga ao beneficiário que o segurado indicar ou a ele próprio, no caso de invalidez.
Qual a importância do seguro prestamista?
O Brasil possui uma das maiores concentrações bancárias do mundo e só no último ano o número de fintechs no País aumentou 34%, somando 742 startups. Considerando os riscos, vantagens e também a sua concorrência, esse crescimento nos mostra o quão preparados devemos estar.
Afinal, não adianta oferecer as melhores soluções sem estar seguro, independentemente do cenário, não é mesmo?
É diante de situações incertas que entendemos o quão importante é estar seguro de qualquer interferência, e o seguro prestamista se encaixa perfeitamente nessa equação. Ele resguarda o seu negócio da inadimplência de seus clientes ou concorrência do mercado.
Por se tratar de uma modalidade de seguro de vida em grupo, garante a liquidação da dívida do segurado ou o pagamento de um determinado número de parcelas, dependendo do contrato, na hipótese de morte, invalidez, desemprego involuntário e perda de renda do autônomo.
6 casos o seguro prestamista pode ser usado
O seguro prestamista pode ser usado em casos como:
- Empréstimos junto a financeiras e bancos;
- Cheque especial de bancos;
- Cartão de crédito (para cobrir o saldo do cartão);
- Consórcios;
- Financiamentos de bens;
- Empréstimos com pagamento consignado em folha.
Conte com a Brisk!
Com o seguro prestamista da Brisk é possível ter seu sonho garantido, afinal, ele é a certeza de que tudo estará em dia e que suas contas serão quitadas, independentemente do cenário.
Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato conosco.