Ter um sistema de gestão de plano de saúde é de extrema importância para qualquer empresa. No entanto, para algumas organizações, isso pode ser um trabalho bem desafiador quando não se tem uma ferramenta para auxiliar em todo o processo.
Em algumas empresas, ainda é realizado o famoso trabalho de listagem, também conhecido como manual, o que torna o processo mais lento em comparação a um sistema de gestão de ponta. Isso acontece porque muitos gestores não sabem quais soluções implementar ou por onde começar e quais os benefícios.
Através de um sistema de gestão de plano de saúde, é possível alavancar todos os setores em relação ao bem-estar dos colaboradores, transformando a operação de trabalho mais efetiva e segura, dando toda a assistência necessária para evitar erros.
Abaixo, saiba quais os erros podem ser evitados com uso de um sistema de gestão de plano de saúde. Entenda como funciona cada um deles e a importância dessa implementação na saúde da empresa e de todos os colaboradores.
Quais erros são evitados com um sistema de gestão de plano de saúde?
Custos
Dentro da empresa, um dos principais benefícios são os custos. Isso significa que, em algumas situações, a forma como os beneficiários usam dos serviços podem impactar de forma negativa.
Por isso, não ter um sistema que auxilia a gestão em toda a parte estratégica em relação aos custos, que é um erro que se não for analisado, pode colocar em risco toda a condição financeira da organização.
Com uma solução de ponta, é possível enviar aos beneficiários uma cartilha de prevenção, bem como o monitoramento de doentes crônicos para escapar do progresso de outras enfermidades. Além disso, inspecionar as variações nos valores e chegar a preços mais acessíveis.
Fluxo de caixa da empresa
Decisões assertivas só acontecem quando se tem o controle ou se conhece bem a realidade financeira da empresa. Por isso, se a sua instituição não faz o controle do fluxo de caixa, utilizar um sistema de gestão de plano de saúde é uma ótima opção.
Por meio do sistema de gestão de plano de saúde da Brisk Seguros, o Health Analytic, é possível realizar todo o monitoramento do fluxo de caixa de um setor e integrá-lo com os outros para alcançar resultados sobre a administração financeira e o faturamento final.
Normas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)
Quando a empresa não segue as obrigações legais exigidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, multas bastante onerosas são geradas pelo descumprimento delas. Por isso, ter um sistema de gestão de plano de saúde para auxiliar é uma ótima forma de garantir que seus gestores atendam as obrigações de todos os órgãos fiscalizadores referente aos serviços de saúde.
Dados indicadores
Os indicadores desempenham ações para mensurar os resultados referente às atividades de todos os colaboradores. Com o sistema de gestão de plano de saúde, toda a performance e qualidade dos serviços serão auxiliados, além de ser a maneira mais simples de verificar as dificuldades que acabam reduzindo a eficiência da organização.
Não só isso, é a forma mais simples de contribuir nas análises, tornando-as mais precisas para garantir que os indicadores sejam mais seguros e confiáveis em relação aos dados de todos da empresa.
Sinistralidade
O uso de uma solução tecnológica auxilia no ponto mais importante dentro de uma empresa que oferece serviços de saúde: a taxa de sinistralidade. Por quê? Toda vez que um plano de saúde é chamado por um colaborador, a operadora passa a ter um novo sinistro.
Com isso, é importante que a empresa esteja sempre atenta à sinistralidade. Dessa forma, é possível saber quando é necessário ir atrás de alternativas para não comprometer o faturamento. Não só isso, mas um sistema de gestão pode ajudar em muitos outras operações, como:
- Automatização de processos;
- Otimização da produção;
- Segurança dos dados;
- Redução de fraudes e desperdícios;
- Segurança do paciente (colaborador).
Como o Health Analytics da Brisk Seguros pode ajudar a sua empresa?
Com o Health Analytics, sua empresa terá um conjunto de metodologias que servirão para analisar os grandes volumes de informações relacionados ao setor de saúde. Por meio de um dashboard completo, é possível acessar os números de forma mais simples e intuitiva, permitindo que o seu olhar seja voltado mais para o cuidado clínico e na gestão dos recursos desse segmento.
Abaixo, confira alguns dos muitos benefícios ao implementar essa poderosa ferramenta dentro da sua organização:
- Reduzir desperdícios;
- Melhorar a qualidade e a produtividade do cuidado com a saúde dos colaboradores;
- Evitar o aumento da sinistralidade;
- Garantir que os beneficiários estão fazendo bom uso do plano de saúde.
Em relação à pandemia da Covid-19, também contamos com um dashboard exclusivo, que você só encontra no Health Analytics da Brisk Seguros. Confira os benefícios ao implementar na sua empresa:
- Número de testes realizados;
- Volume de resultados positivos;
- Volume de resultados negativos;
- Número de internações e tratamentos;
- Acompanhamento do beneficiário com Covid-19;
- E muito mais.
Gostou e quer saber como implementá-lo na gestão de plano de saúde da sua empresa? Acesse o nosso site e saiba com mais detalhes como podemos te ajudar a cuidar de todos os colaboradores.