A Previdência Empresarial é um plano de previdência privada oferecido como benefício para os funcionários, que pode incluir ou não a participação da empresa nos aportes mensais e tem sido cada vez mais atrativo para colaboradores e empresas.
Ao optar por um plano de previdência empresarial, a organização incentiva os colaboradores a construir patrimônio para garantir sua aposentadoria — ou outros objetivos financeiros de longo prazo.
A Previdência Empresarial também pode ser compreendida como uma preocupação com o bem-estar financeiro dos seus colaboradores. Isso porque esse fundo acaba se tornando uma reserva a longo prazo que o funcionário poderá receber, de acordo com as regras definidas em contrato.
Atualmente, existem vários tipos de previdência empresarial que se encaixam nas categorias VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Saiba quais são elas:
Previdência empresarial aberta: ela é um tipo de previdência privada acessível para todos os públicos, sendo comercializada por seguros;
Previdência empresarial fechada: também chamada de “fundo de pensão”, ela é um fundo de previdência privada próprio da empresa e exclusiva para seus colaboradores;
Previdência empresarial averbada: nesse tipo, a empresa atua como averbadora do plano coletivo de previdência e as contribuições ficam por conta dos colaboradores;
Previdência empresarial instituída: nesse caso, a empresa não apenas contrata o plano, como também participa do custeio colaborando com parte dos aportes.
Agora que você já conhece os tipos de previdência empresarial, provavelmente está se perguntando quais vantagens esse benefício traz para os colaboradores e empresas. Confira as principais para cada público interessado!
Vantagens para o colaborador
Como dito anteriormente, esse benefício vem sendo cada vez mais atrativo para o colaborador, isso porque ele é uma garantia para que o mesmo não dependa unicamente do INSS no futuro. A previdência privada é um meio seguro e rentável de investir uma quantia no próprio futuro todo mês.
Além disso, quando a empresa contribui, o ganho em longo prazo é ainda maior para o funcionário. Por isso, a previdência privada tem crescido entre as empresas e já está sendo apontada nas listas de benefícios mais atrativos por profissionais do mundo todo.
Vantagens para a empresa
Entre as principais vantagens, podemos citar a atratividade do benefício para novos talentos e sua capacidade de reter colaboradores atuais. Com a crescente visibilidade e valorização desse benefício, os colaboradores tendem a aumentar sua performance quando são beneficiados com a previdência privada. Além disso, há benefícios fiscais para certos tipos de previdência privada.
O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, ficaremos felizes em te ouvir. Quer saber mais sobre a previdência social? Entre em contato conosco.