Ideal para Fintechs e instituições financeiras de forma geral, o seguro prestamista é uma garantia tanto para instituição quanto para o consumidor final na hora da contratação de créditos ou financiamentos. Através desse modelo, é possível garantir segurança de que o saldo será quitado mesmo que ocorram imprevistos no pagamento da dívida.
Para as instituições financeiras, o seguro prestamista torna a oferta de crédito ainda mais atrativa, uma vez que essa modalidade garante que a empresa não sofrerá os impactos de uma possível inadimplência. Enquanto para o cliente, fica assegurado que caso venha a sofrer por invalidez temporária, permanente, ou até mesmo desemprego, sua dívida não se perpetuará.
Como funciona o seguro prestamista?
Esse modelo de seguro pode oferecer a quitação total ou parcial da dívida, podendo ser acionado devido a perda de renda do segurado por diversos modelos.
O credor nesse modelo acaba sendo o primeiro beneficiário, uma vez que caso ocorra qualquer tipo de imprevisto financeiro que impossibilite o pagamento dos valores, a seguradora garante o recebimento e evita a inadimplência.
O valor do seguro prestamista é fixo ou variável?
O valor desse seguro varia de acordo com alguns fatores, como valor do bem adquirido, prazo de pagamento, idade do segurado, etc.
Por exemplo, o preço do seguro prestamista do financiamento de um automóvel, será menor em relação ao custo do financiamento de uma casa. Assim como o financiamento de 10 anos terá um custo maior em relação ao mesmo financiamento, mas de um prazo de 2 anos.
Então é certo afirmar que o cálculo do seguro prestamista é realizado de forma individual e pode sofrer variações.
Além das vantagens mencionadas, o seguro prestamista oferece, especialmente para financiamentos de longo prazo, valores mais acessíveis. Isso acontece porque esse seguro é feito de forma coletiva, onde um grupo de pessoas faz pagamentos para criar uma reserva financeira, para caso haja a necessidade de acionar o seguro.
Em quais casos o seguro prestamista é cobrado?
Esse modelo de seguro geralmente é cobrado em financiamentos, já que são ações financeiras de comprometimento com prazos maiores, mas existem também outras operações de crédito onde é possível contratar esse seguro:
- Cheque especial
- Cartão de crédito
- Consórcio
- Consignado privado
Lembrando que esse tipo de seguro precisa constar entre as cláusulas contratuais, garantindo assim a segurança de ambos os lados.
Você já conhecia o seguro prestamista? Se sim, como tem sido a experiência com essa modalidade? Para saber mais, entre em contato conosco.