Quem aqui é amante de filmes futuristas? Se você é da mesma geração que eu, provavelmente assistiu clássicos como Matrix e De Volta Para o Futuro. O que esses filmes têm em comum? Ambos falam sobre como achávamos que seriam os dias atuais, qual era nossa visão de futuro há mais de 20 anos.
Muitas coisas ainda não se concretizaram, como os carros voadores e as roupas musicais. Porém, eles acertaram em cheio em uma coisa: Inteligência Artificial.
Ainda não temos robôs andando entre nós , mas a IA já está presente em tantos âmbitos da nossa rotina que muitas vezes nem percebemos.
Não acredita? Pegue seu smartphone agora. O App do Google que você usa para pesquisar as coisas utiliza IA para triangular sua localização e seus gostos e dar resultados que se adequam às suas preferências.
O GPS que você utiliza também usa Inteligência Artificial para calcular a rota e fazer com que você chegue ao seu destino. Qualquer loja online que você utilizou para fazer compras nessa quarentena também utiliza a IA para sugerir os melhores produtos para você, de acordo com seu gosto, claro.
Até o dispositivo que você está usando para ler esse artigo (seja ele um smartphone, computador, tablet ou outro) utiliza Inteligência Artificial.
Atualmente, um dos ramos mais beneficiados pela implantação da IA é, sem dúvidas, a área da saúde. Nos últimos anos, a tecnologia médica ficou muito mais avançada, possibilitando diagnósticos mais precisos e tratamentos mais vantajosos.
A crise causada pelo coronavírus impulsionou as soluções de medicina, especialmente pela necessidade iminente de serem feitas consultas à distância. A Telemedicina se tornou comum em várias cidades ao redor do Brasil, e em vários países ao redor do mundo.
Com isso, surgiu também o conceito de Saúde Digital. Mas, o que é Saúde Digital?
A Saúde Digital é uma espécie de junção de dados e inovações tecnológicas com a área da medicina, levando em conta todos os prontuários, doenças e antigas ocorrências de diversos pacientes para levar o melhor tratamento possível.
Quanto valem os dados de saúde?
Apesar de ser uma ótima inovação, a Saúde Digital pode ser usada para fins errados, principalmente com a ascendência de hackers especializados em dados para produzir fake news.
Quando falamos de dados de saúde, o valor é quase astronômico. O Relatório de Segurança Global da Trustwave 2019 estima o valor dos dados de saúde em até US$ 250 por registro no mercado negro, enquanto o próximo dado de maior valor, os cartões de pagamento, está em US$ 5,40.
Isso ocorre porque os dados de saúde podem ser usados para fazer reivindicações de seguro falsas ou comprar suprimentos médicos ilegalmente. Associando essas informações ao aumento nos casos relatados de manuseio incorreto de dados de crianças nos últimos anos, podemos ver como tais preocupações são válidas.
Parece coisa saída diretamente da Matrix, não é mesmo?
Por isso, é preciso cuidar dos seus dados. É aí que entra o Health Analytics .
Essa solução oferece uma série de benefícios para inúmeras empresas. Afinal, dados por si só não agregam um significado relevante e não conduzem a nenhuma compreensão. Parece até algo sem sentido no início, sem valor para embasar conclusões e muito menos para respaldar decisões.
Quando a informação é organizada e ordenada, transmite um significado e compreensão dentro de um determinado contexto. A consolidação dos dados obtidos passa a fundamentar o conhecimento e levar resultados extremamente satisfatórios.
Com o Health Analytics, você terá uma análise de dados rápida e eficaz, diminuindo o número de erros e garantindo maior assertividade na tomada de decisões.
O futuro é agora. As previsões feitas nos filmes antigos entram em ação hoje mesmo. E você pode fazer parte disso.
Conheça mais sobre o Health Analytics, entre em contato conosco.