As doenças profissionais são condições que o trabalhador desenvolve a partir das situações relacionadas diretamente às atividades que ele realiza no exercício do trabalho no dia a dia.
Muitas vezes podem ser doenças crônicas, como no caso do DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), causado pela repetição de movimentos que geram fadiga e desgaste, muito comum entre bancários e secretárias, e também síndromes como a síndrome do pânico e a Síndrome de Burnout, que, segundo a reportagem na revista IstoÉ Dinheiro, ganhou mais notoriedade em tempos de pandemia.
Este tipo de doença pode acontecer devido à exposição a agentes de riscos (físicos, químicos, biológicos e radioativos), além de agravar quadros clínicos que já existiam no indivíduo, e possibilitar o surgimento de novos sintomas que acabam se desenvolvendo numa progressão lenta e constante.
Para que comprove a doença, o colaborador precisa apresentar apenas um laudo que ateste seu vínculo com a empresa.
Doença de trabalho e doenças profissionais
A doença de trabalho, por sua vez, é causada pelas condições ambientais nas quais o trabalho é realizado e relaciona-se com um motivo específico, ligado às funções exercidas pelo colaborador. Nesse caso, para justificar sua condição, o indivíduo precisa provar o envolvimento de seu cargo e funções na empresa nas causas do problema.
Um exemplo de doença de trabalho é a diminuição da audição que ocorre devido a EPIs (equipamentos de proteção individual) de má qualidade fornecidos pelo empreendedor.
As doenças ocupacionais são reconhecidas pela Previdência Social, porque são decorrentes de atividades laborais, enquanto que as doenças de trabalho não passam por esse processo, por não ter um agente causador comum.
Além disso, as enfermidades profissionais tendem a incapacitar o funcionário a longo prazo, por isso, ele recebe o direito da aposentadoria por invalidez e, em alguns casos, a aposentadoria especial.
É importante notar que ambas as doenças ganham direito ao benefício do Seguro Contra Acidentes de Trabalho, por meio do qual o operário tem acesso aos direitos previdenciários.
Como evitar que esses problemas apareçam na sua empresa?
Para prevenir o surgimento dessas doenças na sua empresa, é preciso estar sempre atento à importância dos EPIs e sua distribuição regulamentada e aprovada por um controle de qualidade, depois do estabelecimento passar por um estudo dos riscos ocupacionais que ele pode propiciar.
Além disso, também é necessário atentar-se sempre à periodicidade de exames e a saúde mental e física dos seus funcionários e cotar um plano de seguros que mais se adequa às características da sua empresa, trazendo condições especiais para os colaboradores.
Conheça a Brisk Seguros
A Brisk Seguros ajuda na hora de localizar um seguro saúde, especializado na estrutura da saúde da empresa e nos benefícios mais solicitados pelos trabalhadores, além do Health Analytics, um conjunto de metodologias que analisam grandes volumes de dados relacionados ao setor da saúde, ajudando na gestão dos recursos. Entre em contato conosco e saiba mais.