As campanhas preventivas de saúde nas empresas são fundamentais, já que os cuidados com a saúde dos colaboradores são essenciais em qualquer companhia. Um time que está saudável e bem disposto pode trazer melhores resultados.
Mas o que representa uma campanha preventiva? São palestras, cursos e treinamentos? Atendimentos médicos mensais? Na verdade, as ações podem contemplar todos esses tipos de apoio citados.
Uma maneira de fazer campanhas de saúde na empresa que tenham maior assertividade é entender o perfil dos colaboradores. Ou seja, acompanhar o histórico de saúde, doenças crônicas e outros problemas de saúde. Quer saber como fazer isso? Confira!
4 tipos de campanhas preventivas de saúde nas empresas
Antes de explicar sobre como localizar as informações certas para fazer campanhas de prevenção, conheça os tipos de atendimentos que podem ser feitos.
Como dissemos no início, há diferentes formas de educar e incentivar o autocuidado, e todas elas são válidas. Por isso, a parte responsável pelo desenvolvimento das campanhas deve, junto ao departamento médico da empresa, analisar o que trará melhor engajamento.
Alguns dos tipos de campanhas preventivas de saúde na empresa são:
- As palestras.
- Os treinamentos.
- As consultas com especialistas.
- A disponibilização dos materiais de conscientização.
Veja as principais opções que podem formar essas campanhas
Palestras
As palestras feitas por médicos costumam ser uma das ações que mais mobilizam os colaboradores. Isso porque, os especialistas explicam de maneira clara a forma como a doença evolui e o melhor tratamento para revertê-la. Há um domínio maior do assunto.
Para ministrar as palestras, pode-se contratar o serviço de médicos de acordo com o tema das campanhas preventivas de saúde na empresa. No entanto, é necessário verificar o currículo do especialista e os materiais didáticos que serão utilizados.
Treinamentos
Os treinamentos acabam entrando na lista de ações de prevenção em situações específicas. Em indústrias ou fábricas em que há o manuseio de produtos tóxicos que podem prejudicar a saúde dos colaboradores, por exemplo, eles são importantes.
As empresas devem prezar pela saúde dos colaboradores, disponibilizando roupas ideais e equipamentos de segurança, além de um ambiente seguro. Mas elas também devem fazer treinamentos periódicos para evitar acidentes e doenças ocupacionais.
Consultas com especialistas
A terceira alternativa é a consulta direta com médicos e especialistas. Nesse caso, a empresa pode contratar os serviços de clínicos gerais ou de outros especialistas, como oftalmologistas e cardiologistas, e oferecer consultas gratuitas.
A partir do atendimento realizado, o colaborador pode ser direcionado para fazer exames de rotina e seguir com o acompanhamento. É uma maneira de facilitar o atendimento médico e oferecer ajuda especializada ao colaborador, melhorando sua qualidade de vida.
Materiais de conscientização
Uma maneira de conscientizar funcionários é oferecer brindes sobre o tema da campanha. No entanto, esse método pode não ser tão eficaz quando o assunto é prevenção.
As empresas devem investir na distribuição dos materiais, desde que também ofereçam os atendimentos e palestras para o grupo.
Como fazer campanhas de saúde assertivas?
Agora que apresentamos as maneiras de desenvolver campanhas de prevenção, vamos explicar quais os passos para fazer ações assertivas. As empresas podem recorrer ao calendário de saúde e a levantamentos internos para fazer a prevenção de doenças.
Com relação às informações dos colaboradores, existem sistemas que podem ser integrados ao plano de saúde e fazer a gestão do benefício. Eles monitoram a sinistralidade, custos com atendimentos médicos e o volume de consultas.
O Health Analytics da Brisk Seguros foi desenvolvido para analisar grandes volumes de dados relacionados ao benefício de saúde da empresa. A plataforma ajuda na redução de desperdícios, no controle da sinistralidade e incentiva o uso correto do benefício.
Em campanhas de prevenção, o Health Analytics ajuda a localizar os beneficiários que fizeram exames preventivos e a relação de quem ainda precisa realizá-los. Sua campanha de prevenção terá mais assertividade. Saiba mais sobre a solução da Brisk Seguros.
Campanha de saúde contra a Covid-19
A vacinação contra a Covid-19 segue em todo o Brasil, mas os efeitos da doença ainda merecem a atenção de empresas. O retorno às atividades presenciais devem ser feitos com todos os cuidados. Além disso, o distanciamento social precisa ser seguido nos ambientes.
As campanhas de prevenção contra o vírus continuam sendo importantes. Por isso, as empresas precisam seguir com ações de monitoramento para novos casos. Se houver crescimento no número de infectados, é importante tomar os cuidados prévios.
A plataforma de Health Analytics da Brisk Seguros ajuda no monitoramento relacionado ao coronavírus, como testes realizados, resultados positivos e negativos, internações e acompanhamento do beneficiário. Invista na proteção dos seus colaboradores.
Leia também: Como acompanhar os testes de Covid-19 dos colaboradores?
Você conhece o Calendário da Saúde?
As campanhas de prevenção também são embasadas em períodos sazonais. Isso ajuda no planejamento de ações durante todo o ano e focadas em diferentes temas. Em outubro, por exemplo, costumam acontecer os movimentos de prevenção ao câncer de mama.
Mas como mapear as datas corretas de prevenção para cada doença? O Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde, disponibiliza o Calendário da Saúde. A relação traz todas as datas e as campanhas que ocorrem durante o ano.
Para o mês de janeiro, as empresas podem desenvolver campanhas para conscientizar sobre os cuidados com saúde mental. Em março, as campanhas estarão relacionadas à saúde bucal, por exemplo. Confira todas as datas no Calendário de Saúde.
Vale ressaltar que as campanhas preventivas de saúde na empresa podem ser desenvolvidas fora das datas mencionadas no Calendário da Saúde. É importante que a empresa verifique os índices relacionados à saúde dos colaboradores e, com isso, desenvolvam as ações de prevenção.
Como incentivar o cuidado médico dos colaboradores?
Mesmo com campanhas de prevenção assertivas, as empresas podem encontrar obstáculos para que os colaboradores façam exames preventivos. Nesses casos, é possível trabalhar com benefícios que facilitem o acesso a atendimentos médicos e exames. As principais formas de incentivar os colaboradores durante as campanhas preventivas de saúde nas empresas são:
- Os planos de saúde e o seguro saúde.
- Os descontos em exames e medicamentos.
- Os programas de saúde mental e os exercícios sobre esse tema.
Veja mais sobre essas opções a seguir:
Planos de saúde e seguro saúde
Os planos de saúde estão entre os benefícios buscados pelos colaboradores nas empresas. Por meio deles, consultas, exames e terapias podem ser feitos com maior facilidade na rede credenciada ao plano ou seguro.
Antes de contratar um plano ou seguro saúde para os colaboradores, as empresas precisam comparar as propostas das operadoras para identificar a melhor escolha.
A Brisk Seguros está pronta para ajudar empresas a encontrar os melhores planos para cuidar da saúde dos colaboradores. Entre em contato e saiba como podemos ajudar!
Descontos em exames e medicamentos
Outra forma de facilitar a realização de exames é possibilitar descontos na hora de realizá-los. Além dos planos de saúde, existem maneiras de firmar convênio com laboratórios e conceder descontos para conseguir realizar a análise clínica.
Você já ouviu falar no seguro de medicamentos? O serviço permite que o cliente consiga comprar remédios cobertos pela apólice e receba um reembolso posterior. O serviço facilita o tratamento de enfermidades.
Programas de saúde mental e exercícios
As empresas também podem fazer convênios com aplicativos que facilitam o acesso a academias. Desse modo, os colaboradores conseguem realizar atividades físicas com a ajuda de especialistas, tanto nos espaços com aparelhos apropriados como em casa.
Os atendimentos psicológicos também podem ajudar a cuidar da saúde mental, e as empresas conseguem facilitar o acesso a eles. Assim como os aplicativos para exercícios físicos, existem opções para realizar sessões com psicólogos e terapeutas.
Agora que você já conhece as maneiras corretas de desenvolver campanhas de prevenção, desenvolva planos de ação e cuide dos colaboradores que trabalham com você.
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