No Brasil, o seguro prestamista representa uma alternativa positiva para o segmento comercial. Apesar de o cenário atual ser de adaptação, a cada ano que passa as fintechs vêm evoluindo e otimizando o setor financeiro com as opções de novos produtos e/ou serviços personalizados.
O modelo prestamista oferece vantagens de recursos extras e novas experiências a negócios e consumidores, prevendo que a dívida, por algum imprevisto, deixe de ser paga. Assim, uma seguradora assume o problema, quitando o débito e evitando a inadimplência.
Em fevereiro de 2021, segundo o relatório da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), os seguros prestamistas somam o total de contratações de 2,41 bilhões de reais.
As soluções de empréstimo, atualmente, estão sendo cada vez mais comuns e fundamentais para o reaquecimento da economia, constatando com o cenário atual. Assim, serviços como o prestamista são necessários como recurso de estratégia e planejamento financeiro.
Concessão de pequenos e grandes valores ajudam a organizar finanças e negócios, e a ideia do seguro é dar a garantia extra para quem comprou algo de forma parcelada, por exemplo, evitando que o segurado perca o bem adquirido e ao credor o recebimento do valor que falta ser liquidado.
De forma geral, o seguro prestamista é ideal para as fintechs e instituições financeiras, pois as garantias são equitativas. A empresa não sofrerá os impactos de uma possível inadimplência. Enquanto para o cliente, fica assegurado que caso venha a sofrer por imprevisto, sua dívida não se perpetuará.
Para você que busca organizar e cuidar do seu compromisso financeiro, o seguro prestamista é uma garantia no controle das finanças pessoais. Confira!
Afinal, o que é seguro prestamista?
De forma objetiva, essa categoria de seguro concede uma proteção adicional, caso aconteça algum imprevisto que impossibilite o pagamento das mensalidades. Para a instituição financeira, as operações de crédito cobertas nesse tipo de seguro têm a vantagem de auxiliar a reduzir a inadimplência.
Assim, o modelo prestamista é utilizado para dispor uma garantia de que os valores devidos serão quitados, em casos de: desemprego (sem motivo de justa causa), incapacidade física, invalidez permanente total por acidente ou morte do devedor.
Quando o seguro prestamista é acionado?
Para acionar o seguro prestamista, precisamos compreender que essa modalidade é, em primeiro lugar, um seguro de vida por excelência, com a finalidade de realizar a quitação total ou parcial do crédito, caso o segurado não consiga saldar as despesas.
Por exemplo: um cliente está financiando um apartamento, com pagamentos mensais para os próximos 15 anos, em caso de morte ou invalidez permanente, o seguro efetuará a quitação dos débitos.
A contratação é realizada nos seguintes casos:
- Parcelamento na compra de bens móveis junto à rede varejista;
- Financiamento de imóveis;
- Financiamento de veículos;
- Consórcios;
- Empréstimos junto a banco;
- Cobertura de cheque especial;
- Saldo devedor no cartão de crédito;
- Crédito pessoal;
- Cheque especial de bancos.
Quais são as coberturas oferecidas?
Os eventos cobertos do seguro prestamista podem incluir, além das coberturas de morte e invalidez – que são as mais oferecidas – outras possibilidades, como:
Seguro de vida: caso o segurado venha a falecer durante o pagamento das parcelas, estas serão quitadas pelo seguro. Nesse modelo, podem ser pagas todas as mensalidades ou apenas parte do débito conforme o que estiver estabelecido na apólice.
Seguro Deficiência/Acidente/Saúde: essa ação ocorre quando o segurado sofre algum acidente pessoal que o impossibilite de trabalhar e tem a perda de renda para continuar realizando o pagamento das parcelas. Pode haver um número limitado máximo de parcelas a serem pagas pelo seguro.
Seguro Desemprego: em casos de desemprego involuntário pode haver um número limitado máximo de parcelas a serem pagas pelo seguro. Na situação em que a pessoa perca o seu emprego, o valor será disponibilizado apenas se o desligamento do trabalhador não for por justa causa.
Seguro de Propriedade: essa versão da cobertura atende e garante quitação das parcelas, caso a propriedade que é utilizada para efetuar o pagamento do compromisso financeiro sofra algum roubo ou acidente durante a vigência do seguro.
Quais são as diferenças entre o seguro prestamista e o seguro normal?
Do ponto de vista conceitual, existem algumas diferenças entre um seguro de vida tradicional e um prestamista. Uma das diferenças é que, neste último, o objetivo do credor não se baseia nos beneficiários, mas sim com o interesse na proteção de seus bens com o pagamento da dívida — o qual é feito diretamente pela seguradora.
Como contratar o seguro prestamista?
O seguro prestamista está diretamente ligado ao compromisso financeiro adquirido, com o objetivo de liquidar o saldo devedor. Geralmente, o seguro é oferecido aos clientes no momento em que se assume o crédito ou compromisso financeiro.
No Brasil, não existe apólice individual deste seguro. Assim, pessoas físicas não podem contratar o seguro prestamista, como fazem com a apólice de seguro de um automóvel, por exemplo. Apenas as empresas que oferecem o crédito podem contratar este seguro. Fica a cargo delas oferecer o seguro ao consumidor que está tomando crédito.
Conte com a Brisk Seguros
Nós oferecemos o Seguro Prestamista, a garantia que sua empresa receberá os valores caso haja imprevistos com clientes. Entre em contato conosco e saiba mais.