O reembolso do plano de saúde empresarial pode ser feito em diversos casos, como:
- Casos de urgência e emergência.
- Quando os planos têm uma cobertura nacional, regional ou local.
- Dificuldades com o próprio profissional da rede credenciada.
Acompanhe o texto para saber mais sobre esses casos e como funciona a solicitação de reembolso.
O que significa esse reembolso?
O conceito de reembolso dos planos de saúde envolve o próprio colaborador, que faz parte do plano, e que arca com alguma despesa médica por conta própria. Depois, esse valor gasto é restituído totalmente ou em partes pela operadora.
3 casos em que o reembolso pode ser solicitado
Mencionamos acima 3 situações em que o reembolso do plano de saúde pode ser realizado. Saiba mais sobre elas.
1. Casos de urgência e emergência
Nesses casos, corre-se o risco de uma lesão irreparável ou até mesmo de morte. Isso inclui acontecimentos como paradas cardíacas, entrada em processo de parto, entre outros.
2. Planos com cobertura nacional, regional ou local
O que pode acontecer nessa situação é o beneficiário estar longe da área de abrangência do plano, que pode levá-lo a recorrer ao reembolso.
3. Dificuldades com o profissional da rede credenciada
Por vezes, há recusa do atendimento ou mesmo de algum procedimento por parte do profissional da rede credenciada, ou também a indisponibilidade desses profissionais.
Por fim, acontece também casos de o paciente já possuir um médico de confiança, que não faz parte do plano.
Leia também: Como funciona a carência no plano de saúde empresarial?
Como funciona a política dos planos de saúde?
Mesmo que cada operadora de saúde tenha suas próprias políticas, em relação ao reembolso do plano de saúde, todas estão sob a lei nº 9.656/98, que possui algumas normas como o direito ao reembolso ser feito quando a consulta ou exame não faz parte de uma rede credenciada, dentre outras.
Como se solicita o valor do reembolso do plano de saúde?
Para pedir o reembolso do plano de saúde, o primeiro contato deve ser com a operadora e o requerimento em si cumpre um prazo oferecido pelo próprio plano, que é geralmente de 30 dias.
O importante, nesse caso, são os documentos que devem acompanhar essa solicitação, que devem sobretudo comprovar a consulta médica ou mesmo a prestação de serviços do hospital.
Um desses registros é a nota fiscal, onde constam as despesas médicas necessárias para o tratamento feito. Além dela, também há os medicamentos e até o honorário do médico, que servem como documentos comprobatórios.
Além desses, podem ser solicitados outros documentos, que variam de acordo com o plano.
Leia também: Como gerenciar a sinistralidade do plano de saúde?
Qual é o valor do reembolso dos planos de saúde para empresas?
O valor do reembolso de um plano de saúde é equivalente ao que foi pago para os profissionais do convênio. Dessa forma, se o gasto for maior com despesas médicas do que o plano de saúde pode cobrir, a instituição sairá prejudicada.
Por isso o Health Analytics da Brisk é tão importante: as informações e os insights fornecidos por ele identificam situações como o mau uso do plano de saúde por parte do colaborador (e dá soluções para isso), além de reconhecer tratamentos realizados por ele, e muito mais.
Também é fundamental lembrar que o prazo máximo, comum a todos os planos de saúde, é de no máximo 30 dias após ser atendido.
Como é calculado esse valor?
Cada plano de saúde tem uma política para esses casos e é comum que ela seja especificada no contrato feito com a operadora.
Além disso, as operadoras costumam estipular um valor máximo de reembolso do plano de saúde para cada consulta médica e procedimento feito. Dependendo do plano, pode-se reembolsar o valor total, 50% ou 30% dele, por exemplo.
Quais são as vantagens de um plano de saúde com reembolso?
O reembolso é, com certeza, um dos procedimentos mais requisitados na hora de escolher o plano de saúde ideal para os colaboradores. Mesmo quando os beneficiários possuem um profissional de confiança, ele pode fazer parte do plano ou, quando não fazem, podem passar a aderir a ele.
Você já conhece o seguro saúde empresarial da Brisk?
O seguro saúde empresarial existe para prestar assistência aos colaboradores e seus dependentes em tudo o que está relacionado aos planos, além de oferecer muitas vantagens como redução do preço das mensalidades, por exemplo.
Os contratos com as companhias sempre podem ser personalizados de acordo com todas as necessidades da empresa, em muitas instâncias.
Sendo assim, conte com a Brisk para analisar tudo o que a sua companhia precisa, assim como, com bases nesses dados, oferecer a melhor modalidade de planos de saúde que se encaixam com a situação dos colaboradores e da empresa, com relação ao orçamento disponível. Saiba mais acessando nosso site e não deixe de acompanhar nossas redes sociais.