A campanha Outubro Rosa é uma das mais importantes, pois visa conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância de ir atrás da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, problema que não afeta somente o sexo feminino, mas o masculino também.
Abaixo, vamos te explicar um pouco mais sobre quando começou essa campanha e como implementar ações mais assertivas nas organizações para com os seus funcionários.
Saiba mais sobre a Campanha Outubro Rosa
No ano de 1990, a Fundação Susan G. Komen ‘for the Cure’ deu início ao movimento internacional de conscientização com o intuito de controlar o câncer de mama, dando origem ao nome “Outubro Rosa”.
Atualmente, a data é celebrada todos os anos visando compartilhar informações para promover a conscientização sobre os métodos preventivos e tudo que é relacionado à doença, bem como proporcionar o maior número de acesso aos serviços de tratamentos para reduzir a mortalidade por esse tumor.
Em 2010, o INCA (Instituto Nacional de Câncer), do Ministério da Saúde, passou a participar desse movimento, realizando ações técnicas, debates com profissionais da área da saúde e apresentações sobre o tema. Além disso, promove anualmente materiais e recursos educacionais para espalhar ainda mais informações para a proteção e detecção precoce dessa doença.
4 ações do Outubro Rosa para empresas
Agora que você conhece um pouco mais sobre essa ação importante para muitas mulheres e para a sociedade como um todo, vamos te apresentar algumas ações que podem ser desenvolvidas dentro da sua empresa na campanha Outubro Rosa. Confira!
Campanhas e materiais de conscientização
É necessário criar materiais que informam todo o time sobre o mês de Combate ao Câncer de Mama (campanha Outubro Rosa). Essa ação precisa comunicar toda equipe sobre a doença, seus efeitos para a saúde e como prevenir.
Hoje, com o apoio do INCA (Instituto Nacional de Câncer), do Ministério da Saúde, não é difícil elaborar ações assertivas, pois muitas informações são disponibilizadas gratuitamente através do site, bem como outros materiais de órgãos públicos. Por isso, é preciso apenas pesquisar melhor sobre o tema, levantar um material didático e conscientizar todos da empresa sobre a campanha Outubro Rosa.
Depoimento de pacientes
Outra ação que pode engajar bastante a equipe da sua empresa são os depoimentos de pacientes que passaram pelo tratamento. Por isso, para dar certo, é importante buscar pessoas próximas ou qualquer voluntária disposta a relatar suas experiências ou de alguém próximo, por exemplo.
Se não encontrar ninguém, sem problema! Existem inúmeros profissionais dispostos a levar informação sobre esse tema que é tão recorrente hoje em dia. Convide-os para explicar e dar dicas de como realizar a prevenção e a importância dos exames na campanha Outubro Rosa.
Incentivar consultas
Atualmente, um dos principais motivos que aumentam os casos de câncer de mama é o baixo número de mulheres em consultas para detectar ou buscar orientação sobre essa doença.
Por isso, uma empresa que se preocupa com a saúde e o bem-estar de todas as colaboradoras, é aquela que conversa e procura soluções para ajudar, como consultas preventivas. Se for o caso, por que não dar um dia de folga para o exame? O diagnóstico precoce torna o tratamento ainda mais eficaz.
Implementar o Health Analytics da Brisk Seguros
Com o Health Analytics, sua empresa terá acesso ao melhor conjunto de metodologias que servirão para analisar todas as informações referentes ao setor de saúde organizacional.
Com ele, é mais fácil saber quais colaboradoras (e colaboradores) fizeram o exame preventivo, bem como quais delas (e deles) possuem tendência a desenvolver essa doença. Através dessas informações, campanhas de prevenção podem ser desenvolvidas. Confira os benefícios:
- Número de exames preventivos realizados;
- Volume de resultados positivos para o câncer de mama;
- Volume de resultados negativos para o câncer de mama;
- Número de tratamentos;
- Acompanhamento em tempo real da beneficiária com a doença.
- E muito mais.
Gostou e quer saber como implementá-lo para cuidar da saúde de todas as colaboradoras? Acesse o nosso site e realize a campanha Outubro Rosa!