As empresas devem facilitar o acesso dos colaboradores a serviços de saúde. Além disso, é importante que elas façam a gestão de plano de saúde para verificar determinadas informações, como a taxa de sinistralidade e os valores gastos em procedimentos.
Os serviços médicos possuem custos altos, principalmente quando falamos sobre exames e procedimentos cirúrgicos. Quando certos atendimentos são feitos em quantidades maiores, custos que já são altos ficam ainda maiores, afetando a parte financeira de empresas.
Para companhias que buscam a redução de gastos, a gestão eficiente do convênio médico oferecido aos colaboradores é fundamental. Ela também contribui para melhores práticas relacionadas ao uso do serviço.
Quer saber mais sobre os benefícios da gestão dos planos de saúde? Veja abaixo!
Quais vantagens da gestão de plano de saúde?
A gestão dos planos de saúde é um serviço que não recebe a atenção devida de boa parte das empresas. Mesmo que seja um custo para elas no final do mês, a solução contribui para a redução de despesas relacionadas ao plano de saúde. Conheça as vantagens!
1. Redução da sinistralidade
Você sabe o que é sinistralidade? Ela consiste na relação entre o número de atendimentos médicos utilizados pelo beneficiário e o valor pago pela empresa ao plano de saúde. Ou seja, dependendo do volume de procedimentos feitos, as mensalidades sofrem reajustes.
Com a gestão do plano de saúde, as empresas podem acompanhar os índices de sinistralidade e observar como o serviço está sendo utilizado pelos colaboradores. Desse modo, é possível ter uma ideia sobre aumento nas mensalidades e serviços extras.
Contudo, os dados relacionados à sinistralidade obtidos pela gestão do benefício permitem que a empresa consiga ter um equilíbrio maior com suas contas internas.
Leia também: Síndrome de Burnout: o que é e qual o perigo?
2. Otimização dos gastos
Não é novidade que os custos de certos atendimentos médicos podem ser altos. Até mesmo para grandes empresas, os pagamentos para as operadoras de saúde podem pesar no orçamento. Por isso, muitas preferem oferecer o benefício por coparticipação.
Em todo o caso, é fundamental que as companhias busquem maneiras de equilibrar o serviço em suas contas para ajudar os colaboradores. A plataforma de gestão pode contribuir com o gerenciamento completo dos valores gastos.
3. Incentivo do uso consciente
Para a empresa, é importante que os colaboradores façam o acompanhamento médico regular. Isso garante um desempenho melhor para a empresa, pois os integrantes da equipe estarão com a saúde em dia e maior disposição para a execução de tarefas.
Entretanto, existem situações em que os beneficiários e dependentes acabam utilizando os serviços médicos oferecidos da maneira errada. Isso pode gerar custos altos para as empresas, elevando o índice de sinistralidade, como mostramos acima.
Ter uma plataforma que verifique o volume de atendimentos médicos utilizados ajuda na hora de identificar o uso incorreto do plano de saúde. Dessa forma, é possível observar e reduzir possíveis índices de desperdícios, além de incentivar o uso correto do plano.
Vale ressaltar que nem sempre os colaboradores estão utilizando o plano ou seguro saúde da maneira incorreta. Isso depende diretamente dos problemas de saúde individuais. A gestão de saúde proporciona uma análise completa que deve ser avaliada pela empresa.
Leia também: Como saber se o plano de saúde cobra o valor certo?
4. Melhor gerenciamento do benefício
No cotidiano, as pequenas e grandes empresas precisam lidar com inúmeras tarefas, como a gestão de pessoas e os respectivos benefícios. A gestão de plano de saúde permite que, com relação ao serviço, as empresas analisem de forma completa os valores gastos.
Com a possibilidade de observar o número de atendimentos utilizados, os preços e o impacto nas contas, os locais conseguem aplicar mudanças tangíveis no benefício.
Digamos que o sistema de gestão demonstrou valores altos para exames de rotina. Uma alternativa é negociar, junto à operadora, um reajuste dos valores cobrados. Outro caminho pode ser buscar assistências médicas em outras operadoras de saúde.
As mensalidades das operadoras de planos de saúde costumam variar por inúmeros fatores, como:
- Faixa etária do interessado;
- Doenças crônicas do beneficiário;
- Coberturas e acomodações escolhidas;
- Rede credenciada ao plano ou seguro saúde.
Leia também: Como saber se o plano de saúde está cobrando indevidamente?
Como fazer a gestão de plano de saúde?
Percebeu como a gestão eficiente do plano de saúde é fundamental para qualquer empresa? Para monitorar o serviço, a melhor alternativa é contratar uma plataforma que armazena os dados relacionados ao plano de saúde, como o Health Analytics da Brisk.
A solução foi desenvolvida para analisar um volume extenso de dados e organizá-los em um dashboard completo. O Health Analytics possui navegação simples e intuitiva, além de contribuir com o uso consciente do plano ou do seguro saúde ofertado.
A Brisk Seguros auxilia na hora de analisar os dados disponíveis na plataforma e leva insights relacionados aos planos de saúde para as empresas. A partir disso, as companhias conseguem aplicar mudanças relacionadas ao uso dos planos.
Conheça mais sobre o Health Analytics da Brisk Seguros e valorize os seus colaboradores!