O objetivo da gestão de saúde corporativa é melhorar as condições do ambiente de trabalho, prevenir doenças, apoiar o autocuidado e aumentar a qualidade de vida dos colaboradores da empresa.
Cuidar da saúde física e mental dos colaboradores é valorizado e ganha importância estratégica nas empresas como forma de reter talentos e melhorar o ambiente.
A maioria das empresas já percebeu que investir na saúde dos funcionários é o mesmo que investir no sucesso deles. Ao garantir maior qualidade de vida aos colaboradores, a empresa consegue reduzir o absenteísmo e a rotatividade, melhorar a produtividade e aumentar a motivação.
Continue a leitura e veja algumas dicas de como melhorar a gestão de saúde na sua empresa. Aproveite!
7 dicas para uma boa gestão de saúde
Se, por um lado, a adoção de novas tecnologias torna o processo de tomada de decisão médica mais preciso e rápido, por outro, é importante aumentar efetivamente o engajamento dos colaboradores para atender às necessidades da empresa.
Diante desse cenário, a parceria empresa-colaborador tem sido uma grande aliada, sensibilizando as pessoas para que entendam que cada um deles tem uma responsabilidade com o paciente. Veja dicas abaixo:
1) Escolhas certas precisam ser feitas.
Contrate pessoas com os valores certos que se encaixem na missão do setor. Integridade, paixão e coragem são atributos essenciais para quem trabalha na área da saúde.
2) Cultura de agilidade.
Procure incentivar os colaboradores a tomar decisões com rapidez e autonomia. Uma ferramenta eficaz no processo de transformação dos indivíduos pode ser, por exemplo, a criação de um modelo de gestão que apoie conversas abertas, fluidas e honestas entre gestores e colaboradores.
3) Ambiente propício.
Crie condições para que as pessoas tenham o melhor desempenho na organização, contribuam, opinem e tragam ideias inovadoras. Um ambiente diversificado suporta diferentes experiências e estimula a criatividade.
Além disso, ajuda os funcionários a serem quem são, sem máscaras, sem código de vestimenta, construindo uma relação de confiança com a organização.
4) Garanta saúde em vez de tratar doenças.
Os programas de apoio à adoção de hábitos saudáveis são uma boa opção para as empresas que pretendem apoiar os colaboradores na prevenção de doenças. Ao identificar pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, planos de atendimento individualizados podem ser criados para ajudar a evitar complicações que podem prejudicar o indivíduo e gerar custos adicionais para o plano de saúde.
O apoio à saúde cria a qualidade de vida do empregado e impacta positivamente na chamada taxa de perda do benefício de saúde oferecido pela empresa.
5) Aposte em tecnologia e inovação.
Os dados são importantes para criar estratégias para apoiar o bem-estar dos funcionários. O rastreamento de informações sobre o perfil de saúde das pessoas permite definir programas e políticas de promoção da saúde dentro da organização.
6) Preocupe-se com a saúde e o bem-estar psicológico dos colaboradores.
A pandemia do coronavírus aumentou significativamente a incidência de problemas psicológicos entre pessoas de diversos perfis. A implementação de programas de apoio psicológico às equipes deve ser avaliada pelos gestores.
Acima de tudo, com a possibilidade de adoção de estratégias que garantam o controle de custos, como o atendimento virtual.
7) Acompanhe os resultados.
A saúde dos funcionários deve ser vista como parte da estratégia de negócios. E como em todas as ações estratégicas, também é importante ter parâmetros para monitorar os resultados. O indicador básico é o bem-estar das pessoas, que pode ser avaliado em pesquisas de clima.
Ao mesmo tempo, porém, os gestores devem definir outros pontos que serão monitorados: redução da rotatividade de talentos, redução do absenteísmo, aumento da produtividade, entre outros. O uso de recursos em saúde pode e deve ser mensurado – e resultados positivos mostrarão que esse desembolso não é um custo, mas um investimento.
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